quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Último dia de missão com duas cirurgias e reuniões importantes
No último dia da missão cirúrgica tivemos que manter o olho no tempo pois além de duas cirurgias, tínhamos marcadas duas reuniões muito importantes, uma com o secretário geral do ministério da seguridade social e outra no próprio hospital com o ministro da saúde da Argélia e embaixador do Brasil.
Ao lado temos uma foto do Embaixador Brasileiro Henrique Sardinha Pinto em visita aos pacientes operados juntamente com médicos argelinos e o Ministro da Saúde da Argélia.
Todos os pacientes operados se encontravam bem tendo alta para enfermaria com aproximadamente 36 horas de pós operatório.
Ao lado vemos uma criança operada a 24 horas de Tetralogia de Fallot com atresia pulmonar que corrigimos com uso de pericárdio autólogo de modo a evitar reintervenções cirúrgicas mais precoces.
A pequena menina de apenas 7 meses, tinha 6 Kg e chegou ao hospital bastante cianótica, saturando próximo de 60%.
Resolvemos realizar correção total devido a grande insistência da mãe que é Médica local.
Começamos o dia realizando uma cirurgia de Tetralogia de Fallot em uma criança de 11 anos. A cirurgia foi realizada por um cirurgia argelino auxiliada pelo Dr. Denoel. A cirurgia transcorreu com muita tranqüilidade. Na sala ao lado já estava sendo preparada uma criança de 9 meses com defeito de septo átrio ventricular forma total com apenas 4 kg. Uma cirurgia bastante delicada. Já no final da cirurgia tivemos a honrosa visita do embaixador do Brasil, Henrique Sardinha Pinto que entrou no centro cirúrgico e pode observar o pequeno coração já com seus batimentos próprios. Ele ficou muito admirado e realizou várias perguntas técnicas ao Dr. Rômulo, Dr. Denoel e perf. José Hamilton.
Terminamos nossa segunda cirurgia as 14 horas quando realizamos uma reunião entre o Dr. Bourezak, Embaixador Henrique, Sr. Ricardo Magini e Diretor do CMCI, Hospital Infantil de Boul Ismail. Foi um encontro bastante produtivo com troca de informações sobre o que foi realizado nessa missão e sobre os resultados obtidos. As 15 horas recebemos a visita do ministro da saúde da Argélia ao hospital que realizou visita a todas crianças operadas, as quais se encontravam muito bem. Visitou também outras crianças que não puderam receber cirurgias nessa missão, como observamos na foto acima.
Logo após fomos encaminhados ao auditório do hospital onde o ministro da saúde juntamente com o Embaixador Brasileiro deram uma coletiva para a repórteres da impressa argelina. O Ministro ressaltou a importância do tratado firmado entre os presidentes do Brasil e Argélia na cooperação em capacitação e transferência de tecnologia. Elogiou os resultados e reafirmou o convite ao Ministro da Saúde Brasileira para vir a Argélia em visita oficial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário