domingo, 9 de outubro de 2011

Primeiro dia de Trabalho - muitas crianças na fila a espera de cirurgia

Toda equipe do Instituto Nacional de Cardiologia chegou bem em Argel. Após uma noite de descanso ficamos prontos para nosso primeiro dia de trabalho.

Fomos recebidos no Hospital Mohamed Abderrahmani para analisar e discutir os casos dos pacientes para serem operados durante nossa missão.

Logo fomos informados que já tinham 5 pacientes internados para analisarmos. Trouxeram também uma pilha com aproximadamente umas 50 crianças que estão na fila para serem operadas. Uma pilha de prontuários pode ser vista acima da cabeça do Dr. Rômulo, em cima do armário.

O Dr. José Athayde, como sempre, muito aplicado com todas as informações e anotações de todos exames feitos e necessários.

Durante apresentação dos casos fomos surpreendidos com a visita do Ministro da Saúde da Argélia que veio nos receber pessoalmente no Hospital dando as boas vindas e dando todo apoio a missão. Ressaltou que o projeto está muito além de um processo das instituições hospitalares envolvidas. "É um processo de acordo firmado entre os presidentes dos países durante a visita de Lula na Argélia.", afirmou o Minnistro da Saúde da Argélia M. Djamel Ould Abbès.


Os médicos do serviço ajudaram muito na seleção dos pacientes e do reconhecimento dos mais necessitados de cirurgia com brevidade.

Podemos ver o Chefe da Anestesia ao lado com atenção redobrada nos prontuários.

Serão realizada no período de nossa estadia aproximadamente 10 cirurgias focando nosso trabalho na transferência de tecnologia brasileira na performance de cirurgias cardíacas infantis.

Ao lado podemos Dra. Assia Haddad checando a longa lista de pacientes atendidos nos últimos meses e com necessidade de cirurgia.

Durante nossa reunião chegou ao Hospital uma criança com sindrome de down que já havia sido atendida anteriormente. Esta com 10 meses de vida e com apenas 4 kg terá a sua única chance de ser operada para corrigir seu Defeito de Septo Atrio Ventricular Total. Se não tivesse aparecido agora provavelmente não teria chance de vida pela impossibilidade futura de suportar cirurgia.

  
Amanhã começaremos as cirurgias e logo enfrentaremos uma das maiores comunicações interventriculares que já vi.  Será alvo de todo nosso cuidado e de toda nossa atenção por se tratar de um caso que quase passou do tempo de ser operado. Vejam como o buraco dentro do coração e grande............. tem mais de 2 cm de tamanho.

Que Deus nos ajude nessa caminhada e que muitas crianças sejam beneficiadas, algumas com suas únicas chances de cura na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário