segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Primeiro dia de CIRURGIAS foi bastante produtivo


Nosso primeiro dia de trabalho na Argélia, Cidade de Argel, foi bastante produtivo. Acima podemos ver o grupo de perfussionistas em treinamento pelo Perf. Hamilton Torres.


Dr. Denoel Marcelino foi o cirurgião principal da primeira cirurgia, uma criança mais grave com uma Comunicação Interventricular muito grande, mostrada na foto do coração aberto ao lado.  


A segunda cirurgia, também uma comunicação interventricular (CIV) mais simples, foi realizada totalmente por uma cirurgiã argelina com total sucesso. 


A criança já havia sido operada por nossa equipe na missão de agosto de 2010 de uma hipoplasia do arco aórtico com coarctação severa da aórta sem uso de circulação extracorpórea. Corrigimos nesse momento o CIV    com juntamente a equipe argelina com total sucesso. 


Foi possível perceber avanço em relação à missão anterior. Ambas cirurgias programadas foram realizadas com sucesso, e as crianças agora se encontram na UTI para os cuidados do período pós-operatório.

Ao final da última cirurgia, todos sentamos à mesa para almoçar juntamente com outros médicos do hospital. Pão francês, uma salada de entrada seguidos de dois pratos quentes e frutas de sobremessa.

Ao lado podemos ver uma foto dos cirurgiões argelinos terminando a primeira cirurgia realizada na missão atual.

Permanecemos mais algum tempo na UTI para acompanhar a evolução dos pacientes operados e deixamos os mesmos aos cuidados da equipe de plantão da UTI. 

Amanhã saberemos a recuperação das crianças sob os cuidados da equipe argelina de plantão.

Retornamos para o Hotel com os motoristas do hospital em dois carros de serviço.

No Hotel podemos ter algumas horas de descanso em preparo para mais um dia de intensos e produtivos trabalhos.


Nos reunimos novamente para um jantar descontraído no Pagode de Jade, o restaurante chinês do hotel, muito bacana, confortável e com uma comida maravilhosa.

Por Dr. Daniel Kawencki





Nenhum comentário:

Postar um comentário