quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Visita de Prospecção ao Hospital CMCI em Boul Ismail


Após a visita do Ministro da Saúde continuamos nossos trabalhos com uma visita de prospecção realizada no Hospital CMCI na cidade de Boul Ismail. O hospital é ligado ao Ministério de Seguridade Social da Argélia. O Dr. Denoel Oliveira, Dr. José Athayde, Dr. Daniel Kavencky e Sr. Ricardo Magini (representante de ABC, Itamaraty) foram encaminhados para realizar a visita ao hospital CMCI distante aproximadamente uns 50 minutos de Argel.


Lá nos esperava uma comitiva com toda equipe clinica do hospital e seus 4 cirurgiões.

Ao lado podemos ver foto da visita de nossa equipe ao CTI pós operatório.

Visitamos todas instalações do hospital:

1- Centro cirúrgico com duas salas amplas e bem equipadas
2- Laboratório de hemodinâmica com um aparelho com duplo arco bem equipada
3-Unidade de pós operatório com 7 leitos equipados
4-Banco de sangue
5-Laboratório de análises clinicas
6-Enfermaria
7-Bloco anexo com um sala cirúrgica


As instalações tinham ótimo padrão, boa apresentação e higiene.



Vimos alguns pacientes que já haviam sido operados pelos médicos locais, os quais se encontravam na UTI. Fomos encaminhados a sala de reuniões onde realizamos uma reunião técnica e foram levantadas propostas para alinhamento de cooperação em capacitação e transferência de tecnologia em cirurgia cardíaca pediátrica.


Fomos solicitados a realizar capacitação no aprimoramento das técnicas para introdução sistemática da realização de cirurgias em crianças com Cardiopatias complexas com menos de 4 kg.

Último dia de missão com duas cirurgias e reuniões importantes


No último dia da missão cirúrgica tivemos que manter o olho no tempo pois além de duas cirurgias, tínhamos marcadas duas reuniões muito importantes, uma com o secretário geral do ministério da seguridade social e outra no próprio hospital com o ministro da saúde da Argélia e embaixador do Brasil.

Ao lado temos uma foto do Embaixador Brasileiro Henrique Sardinha Pinto em visita aos pacientes operados juntamente com médicos argelinos e o Ministro da Saúde da Argélia.

Todos os pacientes operados se encontravam bem tendo alta para enfermaria com aproximadamente 36 horas de pós operatório.





Ao lado vemos uma criança operada a 24 horas de Tetralogia de Fallot com atresia pulmonar que corrigimos com uso de pericárdio autólogo de modo a evitar reintervenções cirúrgicas mais precoces.

A pequena menina de apenas 7 meses, tinha 6 Kg e chegou ao hospital bastante cianótica, saturando próximo de 60%.

Resolvemos realizar correção total devido a grande insistência da mãe que é Médica local.



Começamos o dia realizando uma cirurgia de Tetralogia de Fallot em uma criança de 11 anos. A cirurgia foi realizada por um cirurgia argelino auxiliada pelo Dr. Denoel. A cirurgia transcorreu com muita tranqüilidade. Na sala ao lado já estava sendo preparada uma criança de 9 meses com defeito de septo átrio ventricular forma total com apenas 4 kg. Uma cirurgia bastante delicada. Já no final da cirurgia tivemos a honrosa visita do embaixador do Brasil, Henrique Sardinha Pinto que entrou no centro cirúrgico e pode observar o pequeno coração já com seus batimentos próprios. Ele ficou muito admirado e realizou várias perguntas técnicas ao Dr. Rômulo, Dr. Denoel e perf. José Hamilton.


Terminamos nossa segunda cirurgia as 14 horas quando realizamos uma reunião entre o Dr. Bourezak, Embaixador Henrique, Sr. Ricardo Magini e Diretor do CMCI, Hospital Infantil de Boul Ismail. Foi um encontro bastante produtivo com troca de informações sobre o que foi realizado nessa missão e sobre os resultados obtidos. As 15 horas recebemos a visita do ministro da saúde da Argélia ao hospital que realizou visita a todas crianças operadas, as quais se encontravam muito bem. Visitou também outras crianças que não puderam receber cirurgias nessa missão, como observamos na foto acima.


Logo após fomos encaminhados ao auditório do hospital onde o ministro da saúde juntamente com o Embaixador Brasileiro deram uma coletiva para a repórteres da impressa argelina. O Ministro ressaltou a importância do tratado firmado entre os presidentes do Brasil e Argélia na cooperação em capacitação e transferência de tecnologia. Elogiou os resultados e reafirmou o convite ao Ministro da Saúde Brasileira para vir a Argélia em visita oficial.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Terceiro dia de cirurgia


Nosso terceiro dia de cirurgias foi bastante apertado. Realizamos outras duas cirurgias, uma correção de Tetralogia de Fallot em uma criança de 6 Kg filha de uma médica da cidade e uma correção de Defeito de Septo Atrio Ventricular Total em uma criança de 11 meses com 4 Kg e uma pressão de Pulmonar de 105 mmHg. Ficamos bastante preocupados com a evolução dessa criança mas tinhamos a certeza que poderia ser a única chance de poder garantir uma vida longa. As cirurgias transcorreram muito bem mas com muita complexidade devido ao tamanho dos pacientes.


Deixamos o hospital bem mais tarde do que o habitual pois ficamos ajustando os cuidados do paciente do DSAVT operado naquela tarde.  A criança nos trazia muita preocupação pois apresentava sinais de pressão arterial pulmonar alta após a cirurgia. Tomamos todas a preocupações e cuidados na transmissão de conhecimentos no controle e prevenção de crises de cianose para essa criança.

Acima podemos ver o grupo que compunha a missão do Instituto de Cardiologia composto pelo Dr. Rômulo, Dr. Daniel, Dra. Cláudia, Dr. José Athayde, Perf. José Hamilton e Dr. Denoel Oliveira. Tiramos essa foto no CTI do hospital hoje pois amanhã temos também que realizar reuniões e visitas de prospecção no Hospital CMCI em Boul Ismail.


Acima podemos ver panorama de jantar no restaurante Pagode de Jade no Hotel. Momentos de descontração e de troca de informações sobre o andamento da missão nos diferentes níveis.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Segundo dia de cirurgias foi bastante produtivo


Nosso segundo dia de cirurgias foi bem mais pessado. Realizamos mais duas cirurgias começando com a correção de uma Tetralogia de Fallot de uma criança com sindrome de down com apenas 8 kg. Conseguimos preservar a própria válvula pulmonar da criança mesmo com um anel que tinhamos considerado desfavorável. Foi um sucesso graças a Deus.
                                                                              
Novamente almoçamos com os médicos do Hospital Mohamed Abderrahmani.

A recepção sempre calorosa com muita amizade e um ótimo momento para realizarmos troca de experiências com nossos amigos.

Nesse dias tivemos um pure de batata com bife que pode ter vindo do Brasil.

Tivemos após o almoço outra cirurgia de CIV realizada por um cirurgião argelino auxiliado pelo Dr. Denoel Oliveira.



As crianças operadas no primeiro dia da missão ficaram muito bem. Estavam extubadas sem drogas e com alta para o outro dia. No final do dia fomos recebido pelo Prof. Burezak que estava em viagem. Tivemos uma pequena reunião em seu escritório para decidirmos sobre alguns detalhes técnicos relacionados com o andamento da missão.


Ao sairmos do Hospital resolvi tirar foto desse painel maravilhoso que se encontra no hall da entrada dos consultório. Não sei exatamente o que significa, mas os detalhes são muito comuns na cultura Árabe e muito bonito, com cores variadas. É uma maravilhosa pintura realizada em azulejos colados na parede.


O hotel que estamos hospedados, El Djazair, funciona desde 1889 e bastante decorado com pinturas Árabes muito semelhantes. Além disso muitas pessoas famosas e conhecidas já ficaram hospedadas no hotel, incluindo nosso grupo.

Ao lado tem um foto da placa que fica na porta do quarto que foi a Base do General Eisenhower em 1942 e 1943, decisivo para dar fim a segunda guerra mundial.

No final do dia fomos encaminhados para o Hotel todos bem e deixando as crianças operadas em ótimo estado e estáveis.

Tivemos nosso jantar novamente no Restaurante chinês Pagode de Jade.

Por Dr. Denoel Oliveira

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Primeiro dia de CIRURGIAS foi bastante produtivo


Nosso primeiro dia de trabalho na Argélia, Cidade de Argel, foi bastante produtivo. Acima podemos ver o grupo de perfussionistas em treinamento pelo Perf. Hamilton Torres.


Dr. Denoel Marcelino foi o cirurgião principal da primeira cirurgia, uma criança mais grave com uma Comunicação Interventricular muito grande, mostrada na foto do coração aberto ao lado.  


A segunda cirurgia, também uma comunicação interventricular (CIV) mais simples, foi realizada totalmente por uma cirurgiã argelina com total sucesso. 


A criança já havia sido operada por nossa equipe na missão de agosto de 2010 de uma hipoplasia do arco aórtico com coarctação severa da aórta sem uso de circulação extracorpórea. Corrigimos nesse momento o CIV    com juntamente a equipe argelina com total sucesso. 


Foi possível perceber avanço em relação à missão anterior. Ambas cirurgias programadas foram realizadas com sucesso, e as crianças agora se encontram na UTI para os cuidados do período pós-operatório.

Ao final da última cirurgia, todos sentamos à mesa para almoçar juntamente com outros médicos do hospital. Pão francês, uma salada de entrada seguidos de dois pratos quentes e frutas de sobremessa.

Ao lado podemos ver uma foto dos cirurgiões argelinos terminando a primeira cirurgia realizada na missão atual.

Permanecemos mais algum tempo na UTI para acompanhar a evolução dos pacientes operados e deixamos os mesmos aos cuidados da equipe de plantão da UTI. 

Amanhã saberemos a recuperação das crianças sob os cuidados da equipe argelina de plantão.

Retornamos para o Hotel com os motoristas do hospital em dois carros de serviço.

No Hotel podemos ter algumas horas de descanso em preparo para mais um dia de intensos e produtivos trabalhos.


Nos reunimos novamente para um jantar descontraído no Pagode de Jade, o restaurante chinês do hotel, muito bacana, confortável e com uma comida maravilhosa.

Por Dr. Daniel Kawencki





domingo, 9 de outubro de 2011

Primeiro dia de Trabalho - muitas crianças na fila a espera de cirurgia

Toda equipe do Instituto Nacional de Cardiologia chegou bem em Argel. Após uma noite de descanso ficamos prontos para nosso primeiro dia de trabalho.

Fomos recebidos no Hospital Mohamed Abderrahmani para analisar e discutir os casos dos pacientes para serem operados durante nossa missão.

Logo fomos informados que já tinham 5 pacientes internados para analisarmos. Trouxeram também uma pilha com aproximadamente umas 50 crianças que estão na fila para serem operadas. Uma pilha de prontuários pode ser vista acima da cabeça do Dr. Rômulo, em cima do armário.

O Dr. José Athayde, como sempre, muito aplicado com todas as informações e anotações de todos exames feitos e necessários.

Durante apresentação dos casos fomos surpreendidos com a visita do Ministro da Saúde da Argélia que veio nos receber pessoalmente no Hospital dando as boas vindas e dando todo apoio a missão. Ressaltou que o projeto está muito além de um processo das instituições hospitalares envolvidas. "É um processo de acordo firmado entre os presidentes dos países durante a visita de Lula na Argélia.", afirmou o Minnistro da Saúde da Argélia M. Djamel Ould Abbès.


Os médicos do serviço ajudaram muito na seleção dos pacientes e do reconhecimento dos mais necessitados de cirurgia com brevidade.

Podemos ver o Chefe da Anestesia ao lado com atenção redobrada nos prontuários.

Serão realizada no período de nossa estadia aproximadamente 10 cirurgias focando nosso trabalho na transferência de tecnologia brasileira na performance de cirurgias cardíacas infantis.

Ao lado podemos Dra. Assia Haddad checando a longa lista de pacientes atendidos nos últimos meses e com necessidade de cirurgia.

Durante nossa reunião chegou ao Hospital uma criança com sindrome de down que já havia sido atendida anteriormente. Esta com 10 meses de vida e com apenas 4 kg terá a sua única chance de ser operada para corrigir seu Defeito de Septo Atrio Ventricular Total. Se não tivesse aparecido agora provavelmente não teria chance de vida pela impossibilidade futura de suportar cirurgia.

  
Amanhã começaremos as cirurgias e logo enfrentaremos uma das maiores comunicações interventriculares que já vi.  Será alvo de todo nosso cuidado e de toda nossa atenção por se tratar de um caso que quase passou do tempo de ser operado. Vejam como o buraco dentro do coração e grande............. tem mais de 2 cm de tamanho.

Que Deus nos ajude nessa caminhada e que muitas crianças sejam beneficiadas, algumas com suas únicas chances de cura na vida.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Esta se aproximando missão Argélia



Com data de saída para dia 07 de outubro, um grupo de médicos do Instituto Nacional de Cardiologia, realizara nova missão de cirurgias cardíacas pediátricas na Argélia. A equipe formada pelos médicos Denoel Oliveira, Rômulo Guimarães, Daniel Kavenki, Cláudia Fernanda, José Athaide e Perfusionista José Hamilton.

O grupo realizará treinamento e capacitação de cardiologistas, pediatras, cirurgiões cardíacos e vários outros técnicos relacionados com procedimentos cardíacos em crianças.

O grupo pretende realizar aproximadamente 10 a 12 cirurgias em 5 dias além de prospecção em Hospital em Bu Ismal aproximadamente 40 km da capital argelina, Argel.

Acompanhem nossas notícias que serão postadas diariamente. Deus nos guie.