Pacientes na fila de espera por consulta no Centre National de Cardiologie de Nouakchott. |
A ação faz parte de um convênio de cooperação em capacitação cirúrgica pediátrica firmado em 2007, sob coordenação do Ministério das Relações Exteriores, através da Agência Brasileira de Cooperação e executado pelo Ministério da Saúde por meio do INC. O convênio permite o tratamento de crianças em seu país de origem, sem que haja a necessidade de se deslocarem para a Europa para se tratarem. “Já foram realizadas em torno de nove missões e a expectativa é de que, com essa, atinjamos o total de 150 crianças atendidas através do convênio nas mais diversas faixas etárias”, explica o médico cirurgião e chefe da missão, Denoel de Oliveira.
Os treinamentos abrangem todo o sistema envolvido em uma cirurgia cardíaca pediátrica, que vai desde os médicos até os enfermeiros e será realizado nesta missão, em um hospital público da cidade de Argel, capital da Argélia.
Camelos na periferia de Nouakchott, capital da Mauritânia, costa atlântica do Saara. |
Paciente em atendimento no CNC |
Não
existem profissionais capacitados no país, e até mesmo os medicamentos e
equipamentos utilizados por lá são importados de outros países. O
objetivo é capacitar os profissionais locais e formar equipes próprias
para realização de cirurgias cardíacas de rotina”, argumenta o
cirurgião.
A equipe que visita a Mauritânia realizará na região a primeira missão específica de treinamento. O país já recebeu duas missões de especialistas brasileiros, mas apenas para levantamento de informações e diagnóstico da capacidade técnica e operacional local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário