quinta-feira, 16 de agosto de 2012

NOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DA ARGÉLIA O BRASIL AJUDA EM SEU DESENVOLVIMENTO MÉDICO


Um dos desafios da Argélia é oferecer saúde de qualidade à população. Mas faltam médicos qualificados para atender a crescente demanda. Para solucionar o problema, uma equipe de médicos brasileiros comanda uma importante missão.

REPORTAGEM SOBRE 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DA ARGÉLIA


Os 50 anos da Argélia são comemorados em paz nesta quinta-feira (05). A guerra que libertou o país da dominação francesa em 1962 é lembrada com orgulho pelo povo argelino, que ainda tem marcas do conflito e tenham levar uma vida normal.

terça-feira, 5 de junho de 2012

REPORTAGEM CONCEDIDA PARA A RÁDIO WEB DO MINISTÉRIO DA SAÚDE






04/06/2012
REFERÊNCIA: Médicos do INC treinam profissionais na Argélia
Tempo de áudio:1min56seg
LOC/REPÓRTER: Uma equipe de seis médicos e um técnico do INC, Instituto Nacional de Cardiologia, hospital do Ministério da Saúde que é modelo para o tratamento de doenças cardíacas, embarca nesta quarta-feira para a Argélia, na África.  Durante dez dias, os profissionais brasileiros vão treinar equipes de cirurgia para operar crianças. O objetivo é que sejam realizadas em torno de 20 cirurgias neste período. O médico cirurgião e chefe da missão, Denoel de Oliveira, diz que a missão é motivo de orgulho para o Brasil:
TEC/SONORA: médico cirurgião e chefe da missão - Denoel de Oliveira
"É uma honra para o Brasil poder realizar esse tipo de atividade porque estamos, enquanto um país pioneiro na cirurgia cardíaca desde a década de 60 já realizando, e com vários expoentes do ponto de vista científico nessa área, na literatura mundial e conhecidos mundialmente, fizeram com que a cirurgia cardíaca do Brasil fosse na verdade uma cirurgia de ponta que tivesse uma presença na sociedade mundial."
LOC/REPÓRTER: Além do trabalho na Argélia, dois enfermeiros e um técnico seguem no dia 21 de junho para uma missão na Mauritânia, país que fica no deserto do Saara.  O médico conta que lá as cirurgias no coração não são rotina.
TEC/SONORA: médico cirurgião e chefe da missão - Denoel de Oliveira
"Se alguém passar mal lá morre, não tem cirurgião para realizar os procedimentos, vivendo no país, não tem um serviço estruturado. Então, imagine um país que tem aproximadamente sete, oito milhões de habitantes, a capital que tem mais ou menos um milhão de habitantes, não tem nenhum serviço, a pessoa se ela tiver um infarto ela tem risco de morrer por não ter assistência."
LOC/REPÓRTER: A ação faz parte de um convênio de cooperação em capacitação cirúrgica pediátrica firmado em 2007, com coordenação do Ministério das Relações Exteriores, e executado pelo Ministério da Saúde.

Reportagem, Hortência Guedes

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Teremos a primeira missão na Mauritânia / Por Carina Borges - Jornalismo do INC

Por Carina Borges - Jornalismo do INC

Pacientes na fila de espera por consulta no Centre National de Cardiologie de Nouakchott.

Uma equipe de seis médicos e um técnico do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), referência do Ministério da Saúde para o tratamento de doenças cardíacas, embarca no dia 6 de junho para a Argélia, onde participa de uma missão de cooperação. Durante dez dias, os profissionais brasileiros treinarão equipes de cirurgia do país para procedimentos cardiovasculares em crianças. O objetivo é que sejam realizadas em torno de 20 procedimentos neste período.

A ação faz parte de um convênio de cooperação em capacitação cirúrgica pediátrica firmado em 2007, sob coordenação do Ministério das Relações Exteriores, através da Agência Brasileira de Cooperação e executado pelo Ministério da Saúde por meio do INC. O convênio permite o tratamento de crianças em seu país de origem, sem que haja a necessidade de se deslocarem para a Europa para se tratarem. “Já foram realizadas em torno de nove missões e a expectativa é de que, com essa, atinjamos o total de 150 crianças atendidas através do convênio nas mais diversas faixas etárias”, explica o médico cirurgião e chefe da missão, Denoel de Oliveira.

Os treinamentos abrangem todo o sistema envolvido em uma cirurgia cardíaca pediátrica, que vai desde os médicos até os enfermeiros e será realizado nesta missão, em um hospital público da cidade de Argel, capital da Argélia.

Camelos na periferia de Nouakchott, capital da Mauritânia, costa atlântica do Saara.
Além da missão na Argélia, um grupo de três profissionais formado por dois enfermeiros e um perfusionista segue no dia 21 de junho para uma missão na Mauritânia, país localizado na parte atlântica do deserto do Saara, onde ainda não são realizadas cirurgias cardíacas de rotina. “Esta equipe treinará profissionais de um hospital que está sendo montado no país para realização de cirurgias cardíacas. O trabalho de capacitação na Mauritânia está começando da base.

Paciente em atendimento no CNC
Não existem profissionais capacitados no país, e até mesmo os medicamentos e equipamentos utilizados por lá são importados de outros países. O objetivo é capacitar os profissionais locais e formar equipes próprias para realização de cirurgias cardíacas de rotina”, argumenta o cirurgião.

A equipe que visita a Mauritânia realizará na região a primeira missão específica de treinamento. O país já recebeu duas missões de especialistas brasileiros, mas apenas para levantamento de informações e diagnóstico da capacidade técnica e operacional local.

sábado, 2 de junho de 2012

Cooperação Brasil Argélia de Capacitação em cirurgia cardíaca pediátrica faz parte de um grupo de projetos ABC


Estamos próximos de mais uma missão para Argélia. Dessa vez teremos o I Simpósio Argélia Brasil de Cirurgia Cardíaca Pediátrica que terá participação de especialistas do Instituto Nacional de Cardiologia e de dois Hospitais da Argélia, Mohamed Abderrahmani e CMCI em BouIsmail. Será uma excelente oportunidade para troca de informações e sedimentar os laços de amizade e fraternidade entre os o Brasil e Argélia.

No link abaixo os interessados poderão apreciar os inúmeros projetos desenvolvidos pela ABC (Ministério de Relações Exteriores) na África, incluindo os projetos desenvolvidos na Argélia, que se encontram na página 25.

http://www.abc.gov.br/download/CatalogoABCAfrica2010_P.pdf 

domingo, 27 de maio de 2012

NOVA MISSÃO DE CIRURGIAS NA ARGÉLIA EM JUNHO

Nova missão de cooperação em capacitação em cirurgia cardíaca será realizada em junho de 2012. Nossa equipe formada por 7 membros do Instituto Nacional de Cardiologia realizará atividades de ensino, pesquisa e de atenção em cirurgia cardíaca pediátrica. 

A viagem será marcada pela realiazação do I Simpósio Argélia Brasil de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, no qual profissionais de ambos países trocarão experiências.

Esteja acompanhando desde já essa emocionante aventura de cooperação e ajuda a crianças que receberão nossos tratamentos. 

Nossa equipe saíra do Rio de Janeiro no dia 06 de junho de 2012 com a proposta de realizarmos atendimentos em mais de 50 crianças, incluindo cirurgias, cateterismos, ecocardiogramas e consultas médicas conjuntamente com o treinamento dos nossos pares Argelinos. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Nova publicação sobre nossos Projetos Internacionais do INC no CV Network



Recebemos recentemente o novo número do CV Network, publicação trimestral da International Academy of Cardiovascular Sciences (IACS). Temos um artigo de 2 páginas sobre nossos projetos incluindo as perspectivas na Argélia, Maritânia e Palestina.

A IACS é formada por ilustríssimos cientistas, cardiologistas e cirurgiões cardiovasculares de vários países do mundo, tem como objetivo promover e disseminar o conhecimento e tecnologias na área cardiológica.

Vale a pena conferir e observar figuras ilustres como o Dr. Piero Anversa e Sir. Magdi Yacoub.

check o link do CV Network   


Nossa próxima missão para Argélia será em Abril e estamos nos preparando desde já.